Manual de utilização


MANUAL DE UTILIZAÇÃO

M-Scope® (adaptador para acoplamento do endoscópio + fonte de luz – led portátil).

PARA UM PERFEITO USO E FUNCIONAMENTO DO MOBILE-SCOPE R  LEIA COM ATENÇÃO E CONSERVE ESSE MANUAL.

UTILIZAÇÃO SUGERIDA

O kit M-Scope®  (adaptador para acoplamento de endoscópio + fonte de luz – led portátil (“PRODUTO”) deve ser utilizado junto a um endoscópio e a um smartphone, unicamente para auxiliar na captura, filmagem e no compartilhamento de imagens para videoendoscopia em geral:

  • Medicina e cirurgias
  • Odontologia
  • Veterinária

O dispositivo adaptador para acoplamento de endoscópio foi desenvolvido e amplamente testado na Disciplina de Otorrinolaringologia e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e possui requerimento de patente. Não foi desenvolvido para substituir integralmente o rack de vídeo-captura, nem com a finalidade de proteger o smartphone a ele acoplado.

A fonte de Luz LED portátil substitui uma fonte de luz + cabo de fibra ótica em um único produto, mas pode ser utilizado também com cabo de fibra ótica convencional acoplado em uma fonte de luz. Possui alto índice de reprodução de cores (IRC), excelente relação custo x benefício e luminosidade similar às fontes de luz xênon. Pequena, leve e com excelente ergonomia, se encaixa ao formato da palma da mão, proporcionando conforto e fácil manuseio ao usuário, para um procedimento ainda mais rápido e seguro. A fonte de luz LED possui bateria de Ion de Lítio recarregavel e fonte (carregador). O feixe luminoso, como toda fonte de luz de LED emissão de calor e recomendamos que não seja usado por longo tempo sobre pele ou outro tecido corporal.

O M-Scope possui um dispositivo de acoplamento rápido (endo coopler) para tamanho convencional de 32mm de diâmetro, com sistema de fixação por meio de parafuso com rosca manual.


 


(“FORL”) não se responsabiliza pela utilização que se dá às imagens capturadas com o PRODUTO.

CONSERVAÇÃO E CUIDADOS

O PRODUTO deve ser manuseado com cuidado. Para assegurar maior vida útil e evitar danos ao PRODUTO.

SEM ESSES PROCEDIMENTOS A IMAGEM NÃO FICARÁ PERFEITA:

Limpe bem a lente da câmera do seu smartphone e do dispositivo ótico que será acoplado (endoscópios ou nasofaringoscópios ) Seque bem a ocular e a ponta do dispositivo ótico, senão o foco automático do smartphone vai focar em bolhas de água ou sujeira nas lentes

Primeiro acople o smartphone, no M-Scope de modo que a câmera do smartphone fique o mais alinhada possível com a parte central do acoplador. Uma vez na posição, aperte firmemente os parafusos manuais para que o equipamento não deslize para qualquer direção. Em seguida acople o endoscópio conforme figura anexa, e por fim acople a fonte de luz led portátil. Quando acoplado ao endoscópio, segure sempre o PRODUTO (e não o endoscópio) durante a realização dos exames, evitando pressionar a ótica para baixo ou para cima, sob risco de avariar a estrutura de fixação do endoscópio.

Abra o aplicativo de câmera fotográfica de seu smartphone e amplie a imagem puxando no zoom do celular de modo que a mesma ocupe toda a tela. Caso necessite faça pequenos deslocamentos do M-Scope com relação ao smartphone de modo a acertar a centralização da imagem.

Veja o vídeo abaixo:

Para uso em procedimentos que exigem esterilização, o endoscópio deve ser esterilizado conforme instrução do fabricante e um saco plástico (chamado também em centro cirúrgico de “saco para órgãos) transparente também estéril deve envolver o smartphone e o M-scope. Deixando somente um orifício no saco plástico conforme foto anexa.

Conservar o PRODUTO em local seco, arejado e ao abrigo da luz. Não ingerir.

DESENVOLVIMENTO, DIREITOS DE COMERCIALIZAÇÃO E DE PROPRIEDADE INTELECTUAL

“M-Scope®” é uma marca registrada Fundação Otorrinolaringologia e o design do PRODUTO é protegido por direitos de propriedade intelectual nos termos da legislação brasileira. Todos os direitos para o desenvolvimento e a comercialização do PRODUTO são de titularidade única e exclusiva da Fundação Otorrinolaringologia e, quando aplicável, de revendedores pela Fundação Otorrinolaringologia  autorizados.

GARANTIA

Este Certificado de Garantia garante o PRODUTO adquirido da FORL ou de seus distribuidores autorizados, conforme aplicável, contra quaisquer defeitos de material e/ou fabricação que se manifestarem sob condições normais de utilização no prazo de 3 (três) meses contados da data da sua aquisição.

Esta garantia é intransferível e garante apenas o comprador final original. Para solicitar assistência, deve ser apresentada a via original recibo, sendo certo que esta garantia não cobre PRODUTOS que não tenham sido adquiridos da FORL ou de revendedores autorizados.

Esta garantia ficará sem efeito caso o PRODUTO tenha sido utilizado para outras finalidades que não aquelas expressamente listadas nesse Manual de Utilização e Certificado de Garantia, ou, ainda, em caso de desgastes naturais de utilização ou choques e/ou desgaste decorrentes de utilização fora das condições normais. No mesmo sentido, a garantia também perde efeito caso o PRODUTO seja de qualquer forma alterado ou modificado.

A utilização do PRODUTO é de exclusiva responsabilidade do cliente. A FORL não possui qualquer responsabilidade por danos ou prejuízos, de qualquer tipo, decorrentes da sua utilização, incluindo, mas a tanto não se limitando, eventuais danos e prejuízos relacionados a smartphones e outros equipamentos utilizados em conjunto com o PRODUTO.

SMARTPHONES COMPATÍVEIS

O adaptador para acoplamento de endoscópio é compatível com qualquer celular tipo Smaphone que tenha câmera de alta resolução em qualquer posição na face contrária do visor do aparelho . A fonte de luz led é compativel com óticas de encaixe padrão conector de 9 mm com rosca (Storz®, Olympus, Wolf )

Para uma melhor performance, use o M-Scope® com o app das lojas oficiais Google Play (Android) e AppStore (Iphone).

 Android
 Iphone